Uma questão de depilação

by 12:17 0 comentários

Afinal, que mal fazem os pelos?




A depilação não é uma coisa da modernidade. Desde a antiguidade as pessoas (principalmente as mulheres) já têm esse hábito. Há relatos do Egito Antigo de que as mulheres usavam argila, sândalo e mel para retirar pelos da axila, dando origem às técnicas de depilação com cera (cera egípcia). Na Grécia Antiga foi desenvolvido um instrumento denominado estrigil (varinha de cerca de 30 cm com a ponta curva). Nem mesmo os povos primitivos abriram mão da possibilidade de remover seus pelos. Há registros de que as índias não possuíam pelo pubiano. Em princípio imaginou-se que elas simplesmente tinham nascido sem ele, mas pouco tempo depois descobriu-se que, na verdade, elas raspavam os pelos com a espinha do peixe-lixa.

Vênus de Bouguereau – Totalmente sem pelos


Apesar de toda essa questão de depilação não ter nascido recentemente, é bom destacar que os pelos são naturais de qualquer ser humano. Alguns têm menos outros mais, mas tê-los ou não é uma questão de escolha e não tem absolutamente nada a ver com higiene e sim com estética. Os pelos pubianos, por exemplo, auxiliam e protegem a região íntima da mulher. Nos anos 1970 a moda hippie se popularizou e todos começaram a aderir ao estilo “cabeludo”.

Sônia Braga posa como Gabriela: musa hippie e mulher de seu tempo.



Seriam os pelos uma questão de moda?

                Pode-se dizer que sim. Na antiguidade já sabemos que as pessoas utilizavam vários métodos para se depilar. Na Idade Média se tornou proibida a retirada dos pelos, muito tempo depois todos voltaram a se depilar até chegar a moda hippie e deixar todo mundo à vontade com seus pelos. Hoje em dia existem vários métodos para depilação (cera, laser, lâmina e etc.), mas há quem prefira descolorir os pelos dos braços e pernas. A grande questão é que a mulheres são bem mais cobradas que os homens quando se trata de depilação. Para eles chega a ser uma escolha, mas por que para nós tem que ser uma obrigação?

Um modelo sendo sexy com seus pelos no peito.

Chega a ser até sexy um cara com aquele peitoral cabeludo, mas se por acaso alguém ver uma mulher sem depilar a axila andando por aí isso iria causar a maior polêmica.

Moda dos sovacos cabeludos/coloridos que causou polêmica nas redes sociais esse ano.


Recentemente várias feministas passaram a deixar crescer as madeixas das axilas e algumas até pintá-las de colorido, promovendo uma série de críticas na internet sobre o assunto. Mas deixar o sovaco com pelinhos não é “moda” de hoje. Muitas celebridades, como Madonna, Julia Roberts e até Drew Barrymore já provaram que não ligam nenhum pouco para esses pelinhos e mostraram que se trata de hábito e não de descuido.

Julia Roberts exibindo seus pelinhos em 1999

Drew Barrymore “flagrada” com pelos nas axilas em 2005.


Muito triste é pensar que jamais um paparazzi iria fotografar o sovaco de um homem e dizer nos sites de fofocas “axilas mal cuidadas atrapalham elegância dos famosos”, porque só os pelos nos sovacos femininos causam essa estranheza. É muito difícil ainda convencer as pessoas sobre essa escolha de deixar os pelos crescerem livres.

Minha dica é que cada um cuide do seu próprio sovaco e que deixe o sovaco dos outros em paz, seja homem ou mulher, afinal os pelos não prejudicam a vida de ninguém. Sorriam e sejam felizes, com ou sem pelos, a escolha é sua.

Abaixo veja os comentários mais intolerantes sobre os pelos nas axilas femininas:

Tradução: "Oh você não se depila, é tão revolucionária e única...  Apenas cresça.”


Comentários feitos numa matéria sobre depilação no Portal Terra.





Unknown

Estudante de Jornalismo

Seis estudantes de Jornalismo compartilham informações sobre cinema, moda, saúde, beleza, comportamento, lazer, teatro, baladas, música, esportes e polêmicas. Todo o conteúdo publicado no blog O Mistério das Raposas é de autoria dos [futuros] jornalistas Arlan Azevedo, Eula Paula Belfort, Ingrid Cutrim, Italo Stauffenberg, Marcele Costa e Papito Lucas. Agradecemos a sua visita. Curta, comente e compartilhe. Volte sempre!

0 comentários:

Postar um comentário