10 filmes estrelados por cantoras que deixam a desejar

by 07:14 0 comentários

Ao que tudo indica, as cantoras não estão nada satisfeitas em reinar apenas em cima dos suntuosos palcos de shows mundo afora. Elas também querem invadir as telonas do cinema. Quem já ousou aparecer por lá sabe que não é nada fácil conquistar a audiência desse público, que a cada ano se torna mais crítico. Mesmo com grande sucesso na venda de discos, algumas cantoras tiveram que amargar fracassadas bilheterias com seus filmes, como é o caso de “Glitter – O brilho de uma estrela”, estrelado por Mariah Carey.

Outras artistas como Britney Spears, Madonna, Christina Aguilera, Beyoncé e Nicki Minaj também aproveitaram o sucesso no mercado musical e ousaram uma ponta em Hollywood. Para algumas, um filme foi o suficiente para demarcar que aquele universo não era a praia delas. Vez ou outra alguns diretores, que precisam de um nome forte para que seus filmes se popularizem, as convidam e quase sempre a resposta é a mesma: o público não se satisfaz.

No Brasil, estrelas ascendentes, como Anitta, fizeram ponta em comédias toscas, como é o caso de “Copa de Elite, que faz paródia de outras grandes bilheterias do cinema brasileiro. Wanessa (Camargo) também atuou em um filme fracassado, que tinha a proposta de fazer uma versão tupiniquim do grande sucesso “High School Musical”.

Preta Gil, ora cantora, ora apresentadora, ora atriz, também decidiu arregaçar as mangas e atuou em “Billi Pig”, filme protagonizado por Selton Melo e Grazi Massafera. A cantora Ivete Sangalo também topou participar do spin-off “Crô- o Filme”. O longa-metragem não caiu no gosto do público brasileiro mesmo com roteiro de Aguinaldo Silva, que criou o carismático personagem Crô, interpretado por Marcelo Serrado, na novela “Fina Estampa”.

Analisando todo esse fracasso no cenário cinematográfico ocasionado por atuações nada convincentes, o blog O Mistério das Raposas listou 10 filmes estrelados por grandes cantoras a nível nacional e internacional que não conquistaram os cinéfilos, seja pela péssima atuação, pelo terrível roteiro ou por quaisquer outros motivos. Calma, não odiamos essas cantoras, apenas não gostamos de algumas atuações.

PRETA  GIL


10 – Billi Pig
Direção: José Eduardo Belmonte
Elenco: Selton Melo, Grazi Massafera, Milton Gonçalves, Preta Gil
Ano: 2011
Gênero: Comédia
Duração: 1h35
Sinopse: Marivalda (Grazi Massafera) sonha ser atriz e seu marido, Wanderley (Selton Mello), é um corretor de seguros falido. Ela rotineiramente sonha com Billi, um porco de plástico que guarda desde a infância, até que um dia passa a conversar com ele. Em suas conversas com a dona, Billi a pressiona a largar Wanderley, alegando que ele não consegue lhe dar o luxo que merece. Marivalda resolve dar um ultimato ao marido, que fica desesperado em busca de algo que possa manter o casamento. Quando Tenório (Murilo Grossi), o braço direito do traficante Boca (Otávio Muller), procura o padre Roberval (Milton Gonçalves), Wanderley tem uma grande ideia. Ele elabora um plano com o padre, que tem fama de milagreiro, para que possam enganar Boca, desesperado em busca de alguém que consiga fazer com que sua filha saia do coma.

Preta Gil é a típica pessoa que arrisca tudo nessa vida, seja como cantora, apresentadora ou atriz... o certo mesmo é que ela é filha do grande Gilberto Gil e por isso é dotada com a alcunha de personalidade da mídia, por que há de se julgar suas aptidões para as artes dramáticas. No filme, ela interpreta Dona Caridosa, a proprietária de uma funerária que só pensa em morte para lucrar com os defuntos. Super performática, a personagem apresenta certo destaque na trama, mas é questionável a atuação de Preta, que mais parece ter se espelhado na caricata Regina Cazé para fazer o filme.

ANITTA


9 – Copa de Elite
Direção: Vitor Brandt
Elenco: Marcos Veras, Júlia Rabelo, Rafinha Bastos, Alexandre Frota, Anitta
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 1h39
Sinopse: O policial Jorge Capitão (Marcos Veras) é um competente capitão do BOP e um ídolo brasileiro. Só que depois dele salvar de um sequestro o maior craque argentino, às vésperas da Copa, acaba virando o inimigo público número 1 da nação. Expulso da corporação e desacreditado pelo povo, Capitão precisa reaprender a trabalhar em equipe para evitar um atentado contra o Papa na final do torneio. É quando entra em cena a empresária de sex shop Bia Alpinistinha (Julia Rabello), um médium (Bento Ribeiro) e sua mãe muito louca (Alexandre Frota).

Esse, sem sombras de dúvidas, foi um dos piores filmes de 2014 e, quiçá, de toda história do cinema de comédia brasileiro. Não poderia ser pior, uma vez que o filme é protagonizado por Marcos Veras, um humorista ascendente da Rede Globo que não tem graça nenhuma. Na verdade, o filme tenta fazer paródia com outras produções brasileiras, como “2 Filhos de Francisco” (2005), “Se Eu Fosse Você” (2006), “Tropa de Elite” (2007), “De Pernas pro Ar” (2010), “Nosso Lar” (2010), “Chico Xavier” (2010), “Bruna Surfistinha” (2011) e “Minha Mãe é uma Peça” (2013), mas acaba se perdendo bem no início, pois ele é ruim demais. A presença de Anitta (isso não foi trocadilho com a minissérie global) é melhor percebida na trilha sonora (Show das Poderosas é a música principal) do que, propriamente, em atuação. É que ela faz uma mísera participação especial como uma repórter esportiva. Contudo, a estreia da funkeira nas telonas não deixa de ser péssima.

IVETE SANGALO


8 – Crô – o Filme
Direção: Bruno Barreto
Elenco: Marcelo Serrado, Alexandre Nero, Carolina Ferraz, Milhem Cortaz, Ivete Sangalo
Ano: 2013
Gênero: Comédia
Duração: 1h40
Sinopse: Após herdar a fortuna de Tereza Cristina, Crodoalvo Valério, mais conhecido como "Crô" (Marcelo Serrado), está cansado da vida de milionário. Decidido a encontrar uma nova musa a quem possa dedicar sua vida, ele inicia uma busca pessoal que faz com que entreviste diversas peruas. Seu objetivo é encontrar aquela que seja melhor qualificada para que ele próprio possa servir como mordomo, assim como fez com sua antiga patroa. Entretanto, após muito avaliar, acaba percebendo que sua musa ideal é justamente aquela que jamais havia imaginado.

Esse é um filme que tinha tudo para surpreender. Tinha. Ancorado no estrondoso sucesso do personagem Crô, da novela “Fina Estampa”, da Rede Globo, o filme, que também foi roteirizado por Aguinaldo Silva (mesmo autor da novela), desapontou muitos fãs do performático Crodoaldo Valério. No filme, ele foi distanciado de sua “deusa do Nilo”, Teresa Cristina (na novela, interpretada pela atriz Cristiane Torloni). No lugar dela, ele precisaria encontrar outra madame para venerar, pois nem com toda herança herdada ele foi capaz de se afastar do seu espírito de servidão. Ivete Sangalo aparece na história como sua mãe. A atuação é péssima, uma vez que a cantora mais parece interpretar ela mesma do que uma personagem. O roteiro de humor do filme também é muito ruim. A única coisa boa que destoa no longa-metragem é o alerta a sociedade sobre a escravização de estrangeiros, principalmente dos bolivianos, que saem de sua terra natal para adquirir melhores condições de vida no Brasil e são forçados a trabalhar de forma desumana em empresas clandestinas.

WANESSA


7 – High School Musical – O Desafio
Direção: César Rodrigues
Elenco: Olavo Cavalheiro, Renata Ferreira, Wanessa Camargo
Ano: 2010
Gênero: Musical
Duração: 1h30
Sinopse: Olavo (Olavo Cavalheiro) é o capitão do time de futebol de salão da escola High School Brasil, os Lobos Guará. Ele se apaixona por Renata (Renata Ferreira), que chegou há pouco na escola. Em meio a muitas trocas de olhares, eles se envolvem com um concurso de música realizado por Wanessa (Wanessa Camargo), uma ex-aluna da escola que agora é uma cantora de sucesso.

“High School Musical – O Desafio” é uma produção brasileira inspirada no mega sucesso norte-americano “High School Musical”, estrelado por Zac Efron e Vanessa Hudgens. A versão brasileira foi gravada após a seleção de mais de 17 mil atores que se inscreveram em um concurso realizado pela Disney em parceria com o SBT. Dessa seletiva, oito atores foram escolhidos para integrar o filme, sendo Olavo Cavalheiro e Renata Ferreira o casal protagonista. No filme, que é péssimo, a cantora Wanessa faz uma participação tímida. Nada que chame muita atenção. “High School Musical – O Desafio" foi um fracasso nas bilheterias brasileiras, mas é constantemente reprisado no canal Disney Channel. Tortura?

NICKI MINAJ


6 – Mulheres ao Ataque
Direção: Nick Cassavetes
Elenco: Cameron Diaz, Leslie Mann, Kate Upton, Nikolaj Coster-Waldau, Nicki Minaj
Ano: 2014
Gênero: Comédia
Duração: 1h49
Sinopse: Quando Carly (Cameron Diaz) descobre que seu namorado, Mark (Nikolaj Coster-Waldau), é casado com outra mulher, Kate (Leslie Mann), as duas se unem contra ele em nome da vingança. Uma estranha amizade começa a nascer entre elas, mas a situação fica ainda pior quando elas descobrem que uma terceira mulher está envolvida, a jovem Amber (Kate Upton). Logo, a terceira pretendente se une ao grupo, para dar uma lição no marido infiel.

O filme é muito bom. Engraçado e com um roteiro bem leve. Ele traz a participação de Nikolaj Coster-Waldau (o Jaime Lannister, da série Game of Thrones) e também da rapper norte-americana Nicki Minaj. Ela interpreta a assistente de Cameron Diaz. No filme, é perceptível que o diretor deixou a rapper bem solta e interpretando uma personagem bem próxima do que ela é na realidade. Minaj em cada cena aparece com um cabelo diferente e roupas muito apertadas. A atuação, enfim... deixa pra lá.

CHRISTINA AGUILERA



5 – Burlesque
Direção: Steven Antin
Elenco: Christina Aguilera, Cher, Stanley Tucci, Kristen Bell, Eric Dane
Ano: 2010
Gênero: Musical
Duração: 1h59
Sinopse: Ali (Christina Aguilera) deixou sua pequena cidade natal em busca do sucesso em Los Angeles. Logo ao chegar ela conhece a boate Burlesque, especializada em shows musicais de belas mulheres, que sempre se apresentam usando playback. O local é gerenciado por Tess (Cher), que nega uma chance a Ali. Ela insiste e consegue ser contratada como garçonete, graças à ajuda do balconista Jack (Cam Gigandet). Ali passa a acompanhar todos os shows, decorando as canções e coreografias. Quando Tess e seu braço-direito Sean (Stanley Tucci) realizam uma audição em busca de novas bailarinas, Ali aproveita a chance para mostrar do que é capaz.

Vencedor do Globo de Ouro 2011 de Melhor Canção Original - "You Haven't See the Last of Me" - cantada por Cher, “Burlesque” é um musical muito interessante. As músicas que compõem todo o filme são muito interessantes e todas as performances das garotas do cabaré de Cher são muito bem elaboradas. É indiscutível que Christina Aguilera é uma cantora de voz espetacular, mas sua atuação fica distante do banho de água quente dado por Cher a ela. Aliás, no filme, a maioria das roupas usadas pelo personagem de Cher fazem parte do próprio armário da atriz e cantora na vida real. Esse é um filme que recomendo para todos que gostam de musicais. Esqueça a Aguilera como atriz e a veja como ela é, cantora. Assim você vai ver que o filme é muito legal.
  
BEYONCÉ


4 – Resistindo às tentações
Direção: Johnnatan Lynn
Elenco: Cuba Gooding Jr., Beyoncé Knowles, Mike Epps, Steve Harvey
Ano: 2002
Gênero: Comédia, Drama
Duração: 2h03
Sinopse: Darren Hill (Cuba Gooding Jr.) é um produtor de hip hop que acaba de perder o emprego. Cheio de dívidas a pagar, sua salvação surge quando descobre que sua tia Sally (Ann Nesby) faleceu e lhe deixou uma herança milionária. Porém, para receber o dinheiro, há uma condição: Darren precisa se tornar o líder do coro da igreja e concorrer ao Prêmio Gospel.

Essa foi uma das primeiras tentativas de Beyoncé como atriz. Depois deste, ela já lançou outros filmes, inclusive o musical “Dreamgirls”, em que foi ofuscada por Jennifer Hudson, que levou a estatueta de Melhor Atriz Coadjuvante, no Oscar de 2007. Em “Resistindo às Tentações”, alavancada pelo sucesso que fazia à época com o grupo Destiny’s Child, uma das maiores girl bands dos Estados Unidos, Beyoncé divide o protagonismo com o ator Cuba Golding Jr. O filme explora a música negra norte-americana, em especial o gospel. Beyoncé apresenta estar bastante familiarizada com o contexto do longa, mas sua atuação é bem questionável. O filme não é ruim e nem bom.

BRITNEY SPEARS


3 – Crossroads – Amigas para sempre
Direção: Tamra Davis
Elenco: Britney Spears, Anson Mount, Zoe Saldana, Taryn Manning
Ano: 2001
Gênero: Comédia, Romance
Duração: 1h35
Sinopse: Lucy (Britney Spears), Kit (Zoe Saldana) e Mimi (Taryn Manning) são três amigas de infância que ficaram 8 anos afastadas e se reencontraram recentemente. Elas planejam realizar uma viagem pelo interior dos Estados Unidos, onde esperam restabelecer a antiga cumplicidade e experimentar coisas novas. Com os mais diversos sonhos em mente e pouco dinheiro no bolso, elas acabam pegando carona com o misterioso Ben (Anson Mount), amigo de Mimi.

Eu, particularmente, gosto bastante desse filme, mas reconheço que Britney Spears está bem distante de uma grande atuação. Esse filme, aliás, foi a primeira experiência da princesinha do pop como atriz. Na época, ela era bem novinha e colhia os frutos do estupendo sucesso que fazia como cantora. Shonda Rhimes, famosa pela criação da série Grey's Anatomy, é a roteirista do filme. A trilha sonora é puxada por “I’m not a girl, not yet a woman” (assista o videoclipe da música aqui), uma balada que musicaliza sua passagem de adolescente para mulher. Antes de lançar o filme, Britney Spears fez show no Brasil e foi entrevistada pela apresentadora Luciana Gimenez (veja a entrevista aqui).

MADONNA


2 – Sobrou pra você
Direção: John Schlesinger
Elenco: Madonna, Rupert Everett, Benjamin Bratt 
Ano: 2000
Gênero: Drama
Duração: 1h50
Sinopse: Abbie e Robert são amigos com muita coisa em comum: jovens, têm uma visão não-convencional da vida, inteligentes, impulsivos e um terrível azar no amor. Eles fariam um par perfeito, se não houvesse um problema: Robert gay. Um dia, porém, quando muitos coquetéis e martinis os levam a um novo nível de intimidade, eles se transformam em pais. Um novo mundo então se abre para ambos e também para Sam, seu filho, que decidem criar como se fossem uma família comum.

Esse é um dos meus filmes preferidos por conta do roteiro. Madonna está bem risível enquanto atriz. Sua personagem poderia ser melhor desenvolvida, mas a rainha do pop optou pelo mesmo do mesmo. O ator Rupert Everett, que interpreta um gay e melhor amigo de Abbie fica extremamente abalado ao saber que ... [spoiler detectado] e é impossível não chorar com o desenrolar do filme.

MARIAH CAREY


1 – Glitter – O brilho de uma estrela
Direção: Vondie Curtis-Hall
Elenco: Mariah Carey, Max Beesley, Eric Benét
Ano: 2001
Gênero: Musical
Duração: 1h44
Sinopse: Billie Frank (Mariah Carey) é uma jovem que foi abandonada quando criança e teve uma infância complicada. Agora, em meio aos anos 80, ela luta para seguir adiante com sua carreira de cantora, ao mesmo tempo em busca encontrar sua verdadeira família. Até que sua vida muda por completo quando ela encontra Julian Black (Max Beesley), um DJ que logo se torna seu namorado e produtor musical.

O filme estrelado por Mariah Carey é, sem dúvida, o pior já feito por uma cantora que almejou a carreira de atriz. Com o orçamento de US$ 22 milhões, “Glitter – O brilho de uma estrela” não arrecadou nem US$ 5 milhões nas bilheterias norte-americanas. Essa foi a primeira tentativa de Mariah como atriz. Na época, ela fazia um sucesso estrondoso vendendo mais cópias de discos do que água. Para se ter uma ideia, ela foi a cantora que mais vendeu discos na década de 1990. Todo esse sucesso não foi parar nas telonas do cinema, que amargaram o ostracismo da péssima atuação da cantora. É triste (não pelo drama, mas pelo conteúdo) o filme.

Italo Stauffenberg

Estudante de Jornalismo

Seis estudantes de Jornalismo compartilham informações sobre cinema, moda, saúde, beleza, comportamento, lazer, teatro, baladas, música, esportes e polêmicas. Todo o conteúdo publicado no blog O Mistério das Raposas é de autoria dos [futuros] jornalistas Arlan Azevedo, Eula Paula Belfort, Ingrid Cutrim, Italo Stauffenberg, Marcele Costa e Papito Lucas. Agradecemos a sua visita. Curta, comente e compartilhe. Volte sempre!

0 comentários:

Postar um comentário